sábado, 14 de novembro de 2015

JE SUIS... ESTRRESSADÔ!

- Sabe o que me deixa estressado?
Ascenço, o mais neurastênico dos meus amigos, sujeito irritadiço que sempre começa os assuntos com essa pergunta de maneira retórica, sem se importar se o interlocutor está interessado, me surpreendeu. Esperou a minha resposta!
- Sei de muitas coisas, Ascenço, mas particularmente desta vez não faço ideia.
- Essa galera que fica reclamando que todo mundo está dizendo JE SUIS PARIS mas que não teve o mesmo movimento pra tragédia de Mariana.
- Mas até que o pessoal tem razão, né, Ascenço? Tem mais gente comovida com os mortos do outro lado do oceano do que com os mortos daqui, do quintal ao lado. É uma desvalorização da própria terra que chega ao extremo de considerar que os mortos de outros lugares são mais importantes do que os nossos!
- Desvalorização uma ova! É só modinha. Não tem nada a ver com lá e aqui! Não tem nada a ver com o tamanho das tragédias. Não tem nada a ver nem mesmo com as tragédias em si!
- Como não tem, Ascenço? Então tem a ver com o quê?
- Modinha anti-religiosa!
- O que?
- É isso mesmo. Por isso me estresso. Já faz mais de uma década que virou bonito se mostrar contra religiões. Às vezes o cara nem é contra nada, só fala pra parecer engajado e culturalmente superior.
- Bom, entendo até uma ligação com o caso de Paris, mas o que tem a ver religião com a barragem de Mariana?
- Pois é... Nada! Por isso tem menos comentários. Por isso só o pessoal que quer por a culpa de tudo em duas ou três pessoas do país se abalou a comentar. As mortes de Paris foram causadas por ativistas islâmicos. Então dá pra ir a público pra dizer “Vejam o que a religião faz no mundo! Religião não presta! Abaixo as religiões! Je suis Paris!”. Mas a barragem não foi explodida por fanáticos de nenhuma seita, então não dá pra tecer comentários eruditos e mostrar o quanto se entende de História do Mundo fazendo as velhas citações sobre Inquisição, Cruzadas e, fatalmente, terminando com Hitler ser cristão.
- Exagero seu, Ascenço.
- Exagero? Faz um teste. Cria um boato na Internet. Dessas coisas que em Português moderno chamam de “hoax”. Divulga que "há informações" de que a barragem ruiu porque a verba destinada à manutenção dela foi desviada pra favorecer a construção de algum templo, igreja, mesquita, sinagoga, terreiro, qualquer coisa, na região. Você vai ver que em poucas horas vai começar um movimento JE SUIS MARRIANÁ. É estressante, meu amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário